O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar é extremamento importante visto que nas décadas de 80 deram-se grandes e inúmeras transformações económicas e sociais, devido e, sobretudo ao desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação. Este desenvolvimento tecnológico trouxe mudanças na Sociedade, principalmente com a evolução da Internet, tendo esta modificado e alterado bastante os hábitos da população, e mais especificamente os hábitos dos alunos.
Considerando que a escola ainda não conseguiu efectivar a mudança para uma maior abertura à Sociedade da Informação, reflecte-se na importância das TIC na nova reorganização curricular, assim como no papel do professor deste novo paradigma que é a Tecnologia Educativa.
Ao falarmos das TIC em contexto escolar é fundamental o papel que a aprendizagem e as novas tecnologias desempenham neste paradigma emergente que é o da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Assim, na sociedade actual, conceitos como aprendizagem, informação e conhecimento tornam-se indispensáveis numa escola que tem um papel decisivo na formação dos alunos.
A escola deverá educar para a cidadania através da construção de uma sociedade democrática, contribuindo para isso o papel do professor. Por este motivo, urge dotar a Educação de capacidades para responder aos novos desafios das Sociedades, já que é na Educação que reside a importância do desenvolvimento humano.
Assim, a educação/formação ao longo da vida assume especial relevância, uma vez que “A educação-formação para a Sociedade de Informação necessita ser fortemente dinamizada e as novas tecnologias devem ser levadas a todos os níveis de ensino de um modo sustentado
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